PROFISSIONAIS - ATUALIDADES SOBRE A NOSSA PROFISSÃO
ÉTICA E PSICOLOGIA
O CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO PSICÓLOGO ENTROU EM VIGOR NO DIA 27 DE AGOSTO DE 2005.
ESTE CÓDIGO DE ÉTICA DOS PSICÓLOGOS É REFLEXO DA NECESSIDADE, SENTIDA PELA CATEGORIA E SUAS ENTIDADES REPRESENTATIVAS, DE ATENDER À EVOLUÇÃO DO CONTEXTO INSTITUCIONAL-LEGAL DO PAÍS, MARCADAMENTE A PARTIR DA PROMULGAÇÃO DA DENOMINADA CONSTITUIÇÃO CIDADÃ, EM 1988, E DAS LEGISLAÇÕES DELA DECORRENTES.
PROFISSIONAL E DOCUMENTOS
A RESOLUÇÃO DO CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA N:015, DE 13/12/96, DEFINIU QUE É ATRIBUIÇÃO DO PSICÓLOGO EMITIR ATESTADO PSICOLÓGICO PARA LICENÇA SAÚDE, DESDE QUE HAJA UM DIAGNÓSTICO PSICOLÓGICO DEVIDAMENTE COMPROVADO E QUE INDIQUE A NECESSIDADE DE AFASTAMENTO DA PESSOA DE SUAS ATIVIDADES DE TRABALHO OU DE ESTUDO.O CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA SUGERE QUE, AO EMITIR OS ATESTADOS, OS PSICÓLOGOS SE REFIRAM à RESOLUÇÃO DO CFP MENCIONADA, A FIM DE FUNDAMENTAR O OFICIALIDADE DO DOCUMENTO.
Fonte: Manual de Orientações de Psicologia (Conselho Federal de Psicologia)
RESOLUÇÃO DA AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE - ANS/10/01/2008
OS PLANOS DE SAÚDE DEVERÃO DISPONIBILIZAR AOS SEUS USUÁRIOS, A PARTIR DE 02 DE ABRIL DE 2008, CEM NOVOS PROCEDIMENTOS DA ÁREA DE SAÚDE, DENTRE ELES, ATENDIMENTO PSICOLÓGICO COM NO MÁXIMO 12 ATENDIMENTOS AO ANO. VAMOS COMEMORAR COLEGAS, O QUE TARDIALMENTE MAS ESPERADO ACABA DE SER IMPOSTO PELA ANS.